O CIRCUITO EXPLORAÇÕES FOI CRIADO PELO CLUBE DESDE 2017, VISANDO MAIS UMA OPÇÃO DE DIVERSÃO!
Circuito EXPLORAÇÕES
Venha ser um explorador conosco!
CONCEITO: É uma prova que visa percorrer distâncias pré-definidas por estradas de terra e trilhas, de forma orientada, seguindo regramentos próprios, prezando a autossuficiência e sem nenhum apoio externo.
Trata-se de uma mistura das modalidades de Trip Trail (viagem em trilhas) com o cicloturismo, com foco nos praticantes amadores de ciclismo, em especial, os praticantes de ciclismo de montanha (mountain bikers) e os cicloturistas aventureiros.
REGRAS GERAIS:
EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS
Quando a etapa envolver circulação diurna, necessário somente capacete, luvas e roupas adequadas ao terreno, frisando que cada atleta revise e adeque seu equipamento as condições do terreno, além de câmaras extras, equipamentos de manutenção e líquidos de hidratação (águas, sucos, etc).
Em se tratando de etapas noturnas, além dos itens acima, caberá o uso de lanternas adequadas (luz branca na frente e vermelha atrás), com potência suficiente para a adequada pilotagem, bem como, colete refletivo para a segurança de navegação em grupo.
TRAJETOS – REGISTRO DE PASSAGEM DE PONTOS ESPECÍFICOS
Os trajetos englobarão percursos previamente mapeados, visando orientação prévia.
A preocupação de cada Explorador será cumprir os tempos determinados de chegada e saída de cada PRP (ponto de registro de passagem), conforme roteiro.
TAMANHO DOS PERCURSOS
Os percursos terão tamanhos e tempos mínimo e máximo definidos e serão feitos em quatro etapas com altimetria variável e utilizando todo o relevo da região, bem como, um ponto cardeal para definir o sentido da rota, exemplo:
- a Oeste da cidade sede = 50km possuindo 5 horas para completar;
- a Sul da cidade sede = 75km possuindo 7:30 horas para completar;
- a Leste da cidade sede = 100km possuindo 10 horas para completar;
- a Norte da cidade sede = 125km possuindo 12:30 horas para completar.
CERTIFICADOS, MEDALHAS E REGISTRO (TITULO DE “EXPLORADOR DE MONTANHAS”)
O Clube premiará com medalhas cada ciclista ao fim de cada etapa, bem como, com um belo porta-medalhas, se o mesmo cumprir os percursos nos tempos propostos ao final do circuito (após as quatro etapas), e receberá a honraria de “EXPLORADOR DE MONTANHAS” já que o evento envolverá somente o interior da região que for organizada, sendo necessário a acumulação de 350 km de percursos percorridos por estradas de terra e trilhas, tendo como dificuldade maior a altimetria.
DADOS EM BREVE!