Site dos amantes do ciclismo de Urussanga/SC e região. O Maior e melhor Clube organizado da região sul! – Classificado em 107º melhor Clube Randonneurs do Planeta e o 7º melhor do Brasil!

CIRCUITO EXPLORAÇÕES – 200 km etapa sul



O CIRCUITO EXPLORAÇÕES  FOI CRIADO PELO CLUBE VISANDO MAIS UMA OPÇÃO DE DIVERSÃO!

Circuito EXPLORAÇÕES

Venha ser um explorador conosco!

CONCEITO: É uma prova não competitiva que visa percorrer distâncias pré-definidas por estradas de terra e trilhas, de forma orientada, seguindo regramentos próprios, prezando a autossuficiência e sem nenhum apoio externo.

Trata-se de uma mistura das modalidades de Trip Trail (viagem em trilhas) com o cicloturismo, com foco nos praticantes amadores de ciclismo, em especial, os praticantes de ciclismo de montanha (mountain bikers) e os cicloturistas aventureiros.

REGRAS GERAIS:

APOIO E RESGATE

Será feito pelo Clube, conforme necessidade e padrões de segurança da própria entidade.

EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS

Quando a etapa envolver circulação diurna, necessário somente capacete, luvas e roupas adequadas ao terreno, frisando que cada atleta revise e adeque seu equipamento as condições do terreno, além de câmaras extras, equipamentos de manutenção e líquidos de hidratação (águas, sucos, etc).

Em se tratando de etapas noturnas, além dos itens acima, caberá o uso de lanternas adequadas (luz branca na frente e vermelha atrás), com potência suficiente para a adequada pilotagem, bem como, colete refletivo para a segurança de navegação em grupo.

TRAJETOS

Os trajetos englobarão percursos previamente mapeados e sinalizados no dia do evento, visando orientação prévia.

A preocupação de cada Explorador será cumprir os tempos determinados de chegada e saída de cada PRP (ponto de registro de passagem), conforme roteiro.

TAMANHO DOS PERCURSOS

Os percursos terão tamanhos e tempos mínimo e máximo definidos e serão feitos em quatro etapas com altimetria variável e utilizando todo o relevo da região, bem como, um ponto cardeal para definir o sentido da rota, exemplo:

  • a Oeste da cidade sede = 50km possuindo 5 horas para completar;
  • a Leste da cidade sede = 100km possuindo 10 horas para completar;
  • a Norte da cidade sede = 150km possuindo 15 horas para completar;
  • a Sul da cidade sede = 200km possuindo 20 horas para completar.

REGISTRO DE PASSAGENS (RP) / ALIMENTAÇÃO

Cada Ponto de Registro de Passagem terá agregado apoio necessário ao bem-estar do Explorador envolvendo resgate e alimentação, conforme cada etapa realizada.

CERTIFICADOS, MEDALHAS E REGISTRO (TITULO DE “EXPLORADOR DE MONTANHAS”)

O Clube premiará com medalhas cada ciclista ao fim de cada etapa, bem como, com camiseta alusiva a cada etapa, se o mesmo cumprir os percursos nos tempos propostos e, ao final do circuito (após as quatro etapas), receberá a honraria de “EXPLORADOR DE MONTANHAS” já que o evento envolverá somente o interior da região que for organizada, sendo necessário a acumulação de 500km de percursos percorridos por estradas de terra e trilhas, tendo como dificuldade maior a altimetria.

Medalha circuito 2019:

 

Altimetria:

200 KM – SUL – DATA: 12/10/2019.

Os valores da inscrição darão direito ao almoço, apoio no percurso, lanche nos pontos de parada, resgate, seguro atleta, medalha aos que concluírem no tempo.

Local de largada, chegada e almoço: Quiosketo Café Bar – linha Rio Maior – Urussanga/SC – Acesso rodovia SC101, saída de Urussanga sentido a cidade de Orleans (em frente ao Ventuno Pub).

Serão 200 km de estradas de chão e trilhas, com altimetria acumulada e pontos de parada obrigatório durante o trajeto para registro de passagem e hidratação, tendo 5 horas para percorrer todo o percurso que será sinalizado e divulgado somente no dia, por isso do tema “Explorações”.

INSCRIÇÕES ABERTAS EM BREVE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *